quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PATRÍCIA POLAYNE




Fica fácil escrever sobre alguém quando se gosta do seu trabalho. Patrícia é dos artistas sergipanos, uma das que admiro há mais tempo. Fui ao show de lançamento do seu primeiro CD, Circo Singular - as canções do exílio, no circo Estoril, em dezembro. Apesar do atraso de mais de uma hora (!), com alguns aplausos às escuras à guisa de protesto e algumas pessoas saindo antes de começar. Quem ficou ganhou. E muito!

O Show. O palhaço Kassen mestrecerimoniou o "Circo Singular, as canções do exílio!!!" Polayne, vídeo, poesias, luz, flashs, sombras, músicos afiados e uma platéia que respondeu bem ao estímulo e cantava as mais conhecidas. Os próximos shows dela podem ser acompanhados em http://www.myspace.com/patriciapolayne

O Disco é muito bem elaborado e muito melhor gravado se comparado ao artesanal EP (que só não está presente a excelente faixa -REGISTRO MEU PROTESTO AQUI!- "Morro do Urubu") Polayne, lançado no início de 2008. A música "Arrastada", finalista do festival da ARPUB é a primeira citada pelo crítico Marcos Aurélio Canônico em artigo para a Folha de S. Paulo on line, sobre a coletânea. Sergipe's Finest: music from Sergipe.

Eis o vídeo de uma das melhores músicas do disco, a composição "Lentes de contato", de Kleber Melo e Bruno Montalvão. Apresentação dia 13 de novembro de 2009, durante o Circuito Cultural BR, no Parque da Sementeira.





Lembro de duas fantásticas apresentação de Patrícia: uma, abre com um repertório bossa nova o show da baiana Rosa Passos, que quase foi ofuscada. Interpretação primorosa com um time de músicos sensacionais! Leia sobre esse show AQUI. Outra, na extinta (até quando?!) Poyesis, com direito a bis até as 4 da matina com o solzin paletando de luz o céu d'Aju. Na épóca, só o staff não gostou muito, rs!, mas eu ainda tenho cicatrizes desse show...

Abaixo segue o texto e fotos obtidos no site Myspace.



Texto e fotos obtidos no site Myspace*

Uma das mais importantes vozes da música sergipana de todos os tempos, a cantora e compositora Patricia Polayne tem em sua obra, referências que vão da tradição oral à Tropicália, do coco ao Cocteau Twins, da música latina aos ritmos afrobrasileiros.

O estilo musical reinventado pela premiada artista é fruto de um trabalho original e diferenciado de pesquisa e vivência com os timbres de sua região. A fusão entre esses ritmos e outros elementos da música universal resulta em canções e imagens que compõem um delicado e apreciado trabalho autoral. Contemplada com o Prêmio Produção Pixinguinha da FUNARTE, Polayne gravou seu primeiro disco O Circo Singular, com produção impecável de Junior Areia, baixista do Mundo Livre S/A, e a participação especial de Roberto Menescal. O projeto O Circo Singular é inédito. Recentemente a artista foi premiada na etapa estadual do Festival Nacional de Música da ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil) e também selecionada para realizar dois shows na Conexão Vivo Circuito Off da Feira Música Brasil, que aconteceu no mês de dezembro em Recife, Pernambuco. O movimento que Patricia Polayne está produzindo representa muito bem sua geração, pois possui linguagem própria, maturidade e qualidade artística para aportar, ser bem recebido e redimensionado neste competitivo mercado, onde a tendência ao “mais do mesmo” está cedendo à força que a música tem para transformar seu tempo.



LEIA SOBRE PATRÍCIA POLAYNE

na TRAMA VIRTUAL

Entrevista concedida à jornalista Carla Sousa, da INFONET

nos blogs
MÚSICA da BOA

CIRCO SINGULAR

SPLEENeCHARUTOS

BANGALÔ CULT

e download no blog UM QUE TENHA

MAS RECOMENDO COMPRAR LOGO UNS 3 CD´s PARA DAR UMA FORÇA PRESENTEANDO AMIGOS COM ESSE ÓTIMO DISCO!

Escrevo como admirador do trabalho dessa que, no mesmo teatro, (que saudade!) Atheneu, me fez chorar cantando emocionada o vitorioso "Camará" (Ithamara Koorax fez com "Disritmia", - acompanhando-se com uma caixa de fósforos!... De arrepiar!

Assista ao vídeo de "Camará" cantado por MONARA



===

Produção o Circo Singular - Melissa Warwick - (79) 9938-6035 produção.polayne@hotmail.com www.myspace.com/patriciapolayne

Um comentário:

Luu disse...

Noss, nem acredito que achei um blog de música sergipana!
Tenho altas dificuldades em encontrar material por aí.
Continue trabalhando nele, por favor :D