segunda-feira, 10 de maio de 2010

JOÉSIA RAMOS


A cantora e compositora Joésia Ramos nasceu em Aracaju, Sergipe, em 1959. Apaixonada por música desde sempre, apareceu no cenário musical sergipano no ano de 1981, quando participou do 1º FSMPB, desde então vem produzindo canções nos mais variados ritmos e estudando as suas raízes, na busca de uma linguagem que expresse a sua cultura e o seu tempo. Com dedicação especial a musicar poesias, tem gravados:

Em 1984 LP Êta Nóis (em São Paulo), onde participa com duas faixas, Amor Roxo e Barcos e Beijos, ao lado das amigas Luli e Lucina, Ney Matogrosso, Jean e Paulo Garfunkel, Bené Fonteles, Miltinho Edilberto e a Marta Strauch.


O 1° CD De Passagem, gravado em Aracaju em 1997; em 1999, dirige e grava algumas faixas do CD Grupo Imbuaça 20 anos de Teatro de Rua.

Caso de amor de mais de 30 anos, Joésia compôs para o Imbuaça as trilhas para a montagem das peças "As irmãs tenebrosas", "A farsa dos opostos" e mais recentemente para "Os desvalidos".

Em 2001 grava o CD Noites de Forró com o grupo Forró da Rabeca.

Em 2007, grava música sobre poesia no CD Levante-se Amor - Joésia canta Maria Cristina Gama. A poetisa é sua parceira em mais de uma centena de canções, compostas ao longo de 27 anos de amizade.

Com composições gravadas por diversos cantores sergipanos, como o Rubens Lisboa, Chico Queiroga e Antônio Rogério e ainda Amorosa, e por artistas como carioca a Lucina, Penha Pinheiro, de São Paulo, e o grupo Saísse e os bois, também do Rio de Janeiro.

Seu mais recente trabalho é a trilha da peça Os desvalidos - a trilha, baseada no romance de mesmo nome do escritor sergipano Francisco Dantas. O disco tem parecerias com o escritor e sua esposa, a poetisa Maria Lúcia Dal Farra, cuja música "Metafísica" faz parte do disco Sergipes Finest: music from Sergipe.


Desde o ano de 2001, faz o Forró Rabecado, onde mistura suas composições à dos mestres da cultura popular: Luiz Gonzaga, Jackson do pandeiro, Dominguinhos e Alceu, Marinês e Elba e por aí vai a noite... O Forró Rabecado, é de natureza lírica e extremamente dançante e foi criado com o espírito dos bailes e das festas de terreiro.

Todos os seus discos foram lançados de forma independente.


ONDE COMPRAR?

Casa do Artista, no calçadão da Laranjeiras perto do Correio do Centro

e

na Lojinha da Nat&vida - Av. Barão de Maruim, 674

R$15,00 cada


Contatos:

Fone: (79) 3227-3284

E-mail: joesiaramos@hotmail.com

http://www.joesiaramos.mpbnet.com.br/

Nenhum comentário: