quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MÚSICA das CINZAS

MÚSICA das CINZAS é Alessandro Santana...






nascido em Aracaju em 1977, é pós-graduado especialista em artes visuais pelo SENAC e graduado também em artes visuais pela Universidade Federal de Sergipe. Atua no cenário musical de Aracaju desde a segunda metade da década de 90. Autodidata, iniciou as primeiras experimentações em fitas k7 de maneira rudimentar por volta de 1995.


Com o acesso à tecnologia digital, acabou por abandonar o Rock em 2002 e montou o duo 'Clister' que compunha em caráter experimental utilizando-se de computador, teclado e guitarra. O Clister, dissolvida em 2005, realizou performances ao vivo e elaborou trilha sonora para dois vídeos: Elipse (2004) e Poesias Capilares (2006), ambos premiados pelo CURTA-SE (Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe) em suas 4ª e 6ª edições respectivamente.



Ainda no setor audiovisual foi individualmente responsável pelo desenho de áudio da performance Desjejum (2006), e pela sonoplastia dos vídeos acima citados, trabalhando também em “As aventuras de Seu Euclides – Os Parafusos” (2007) (premiado pelo júri oficial no CURTA-SE 2008). Trabalhou como sound designer no documentário "O Arquivo de Ivan" de Fábio Rogério (2008). Em 2009, dirigiu em parceria com Bruno Monteiro e Mauro Luciano, o curta metragem de ficção “A eterna maldição do Cacique Serigy”, fazendo também o desenho de som.





Paralelamente à Clister, em 2004, iniciou um projeto solo chamado Música das Cinzas, destinado ao estudo e produção de música acusmática. Também produziu e apresentou o programa semanal 'Vanguarda', com uma hora de duração, na Aperipê FM, que esteve no ar aos domingos às 21 horas entre abril de 2007 e julho de 2009, se dedicando a explorar o universo da música de vanguarda e experimental desde seu surgimento ate os tempos atuais.

As duas músicas do single estarão presentes no proximo álbum, intitulado BAD VIBE SESSIONS que deve ser parido entre setembro e outubro. No disco estão inclusas duas composições que estrearam em concertos pelo Brasil. “Da somatização à morte em 57 segundos” estreou em Belo Horizonte e “Alma Dilacerada”, que estreou em Goiânia, ambas em 2009.


Também está quase pronto o disco de REMIXES, que será lançado simultaneamente. Separados no formato virtual e Ambos num único CD no formato físico.


Música das Cinzas é Alessandro Santana

chatus_imensus@hotmail.com

Nenhum comentário: